Reabilitação de Edifício da Faculdade de Direito da Universidade do Porto

Localização: Porto
Cliente: Universidade do Porto – Reitoria
Ano: 2018
Área de intervenção: 2400 m²

A empreitada designada por Reabilitação do Edifício da Faculdade de Direito da Universidade do Porto teve como objetivo a recuperação, conservação e reabilitação do emblemático edifício dotando-o de características de conforto adequadas às exigências atuais.
O edifício, inaugurado em 1937, foi intervencionado em diversas frentes, nomeadamente nas coberturas, fachadas, tetos e paredes, vãos e soalhos.
Nas coberturas reforçou-se o vigamento metálico e em madeira existente e introduziram-se novos elementos sendo que, de seguida, substituiu-se a totalidade das telhas existentes e executou-se um sistema tipo OSB + Roofmate + Subtelha + Ripado + Telha numa área de intervenção de 2400 m2.
Ao nível das fachadas, com uma área de 5860 m2, estas foram lavadas, retificadas as suas fissuras e pintadas e todos os 258 vãos em madeira e ferro foram reparados.
Nos interiores, os tetos em estafe foram quase integralmente demolidos e substituídos por pladur e, posteriormente, pintados. As paredes foram também reparadas e pintadas.
Quanto aos soalhos, em 2400 m2, foram lixados, betumados e envernizados.
Esta obra apresentou vários desafios por ser um edifício icónico localizado no centro da Cidade do Porto e por ter a particularidade de as obras se desenrolarem com o funcionamento pleno das instalações com os alunos e docentes presentes a tempo inteiro no espaço.