Complexo Social da Paroquia de Nossa Sra. de Conceição

Localização: Cascais
Ano: 2017
Área de Intervenção: 1555 m²

A obra localiza-se em Abóboda, na Estrada Conceição da Abóboda, pertencente à freguesia de São Domingos de Rana, concelho de Cascais. Possui uma área de implantação de aproximadamente 1 500 m2.
A construção do edifício teve início em 2010 e em 2011 foi interrompida, ficando a estrutura de betão armado concluída, com exceção da laje térrea. O edifício é constituído por lajes fungiformes, pilares de betão e metálicos. Em 2017 o CESPA (Centro Social da Paróquia de Nª Sª da Conceição de Abóboda) teve oportunidade de terminar a construção do edifico.
A nossa intervenção incide nas seguintes parcelas do Centro Social:
– igreja
– Capelas
– Mortuárias
– Centro de juventude
– Estacionamentos.
Uma vez que a estrutura já se encontra executada, os trabalhos numa fase inicial passam pela execução de aterro e laje térrea, execução de camadas de forma e consequentes impermeabilizações e execução de panos de alvenaria.
Na zona da igreja, encontram-se os acabamentos com maior impacto visual, nomeadamente no alçado norte da igreja, que é totalmente constituído por um vão em vidro temperado, todo o pavimento é revestido a pedra natural, assim como a parede atrás do altar, e, nas restantes paredes, será aplicado um engradado em barrotes de madeira natural.
No dia 12 de maio de 2019 celebrou-se a Dedicação da Igreja celebrada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Contou ainda com a presença do Presidente da Câmara de Cascais, da Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana e com uma forte participação da população da Abóboda.